29 de mai. de 2009

Vamos cozinhar

Vem ai mais uma diquinha das Madames!
Você conhece o Vamos Cozinhar?
Tive o prazer de conhecer este vídeo site e me encantar..

Contam com um time de Chefs renomados (vai entrar para a listinha a Carla Pernambuco, do Carlota) que ensinam delícias da cozinha em vídeos bem bacanudos, elaborados e super gostosos de se ver.

Para os "sem vergonha" você ainda pode enviar um vídeo com uma receita, com chance de se tornar até um apresentador! Chique, muito chique!

Super bacana este site! Vai lá dar uma fuçada.. tenho certeza que vc também vai gostar!
Bjo, Glau

Sopa de batata doce com curry

Lembra da batata doce de 2 posts ai pra baixo?
A ideia inicial era fazer um bolinho com elas, mas dai a querida Paulinha, do Na minha Cozinha, me contou de uma sopitcha ótima que ela fez. Como aqui em Brasília a noite faz um friozinho gostoso e uma sopinha sempre cai bem, resolvi seguir à risca sua sugestão!

Diferente, né? Sopa de batata doce com curry! Como a Pulitcha bem descreve.. uma "sopa cheia de personalidade".

Vamos à receita.. seguindo as orientações da nossa vizinha de blog:

"Glauzita, fiz sopa de batata doce ontem!!
Suei cebola em azeite com pouquinho de curry. Joguei duas batatas doce cortadas em cubo e uns 4 dentes de alho inteiro e sem casca. Deixei ali um pouquinho e joguei 1 litro de água morna. Quando a batata já estava meio molinha joguei um cubo de vitalie de frango. Bati no liquidificador. No final tem que provar para ver se precisa ajustar sal. Ficou uma delícia, uma sopa cheia de personalidade!!
b-jss

Paula"

Aproveito para agradecer todas as receitinhas que me enviaram e pra dizer que não desisti de fazer o bolo! Mas como tinha acabado de fazer o de banana e caramelo seria muito ter 2 bolos dando sopa por aqui, ainda mais que somos em 2! Ficará para um futuro próximo!

Bjos, Glau

28 de mai. de 2009

Bolo de banana e caramelo - da Pat

Para acabar de vez com a saga de bolos ruins e "fazer comida sem amor e com preguiça" resolvi preparar um bolinho de banana! Como fã incondicional de bolo de banana posso dizer que este entra para a lista TOP! É realmente uma delícia! E vale cada mordidinha! Vale tanto que troquei o pãozinho na chapa por um pedaço dele, agora no café da manhã! :) Adoro café da manhã assim! Tudo bem que minutos depois de me entupir, me sinto uma baleia.. mas vale!

A querida Lu Macêdo também se rendeu às graças deste bolo! A receita vem da ultra talentosa Pat Scarpin, do Technicolor Kitchen. Para conferir a receita, clique aqui.

Pra você que como eu adora um bolinho de banana listarei os meus preferidos (não está em ordem de preferência):
- Cuca de banana e aveia
- Bolo de banana com castanha de Pará
- Bolo de aveia e banana (ultra fácil)
- entra para esta lista o de hoje!

Bjos e boa 5a.feira, Glau

27 de mai. de 2009

Batata Doce

Batata doce! Outro ítem indispensável na minha festa junina, assim como o pinhão, a pipoca, o quentão, cachorro quente, bolo de milho, milho cozido, aquele doce de coração, paçoca, vinho quente, canjica, arroz doce, pé de moleque!

Eu adoro batata doce, mas não sei como utilizá-la a não ser cozida em água com sal. Existe alguma receitinha de bolo ou eu estou viajando? Se alguém tiver e puder me enviar, meu bucho agradece!

Bjos, Glau

26 de mai. de 2009

Pinhão

Adoro quando começa a se aproximar as festas juninas.. Gosto das comidas típicas, das músicas, das roupas! E organizar uma festinha junina então? :)

Hoje dei um pulinho ao supermarket e me deparei com pinhão! Fiquei louca na hora, peguei um saquinho e enchi a mão! Fiquei pensando no que fazer com eles.. dá pra fazer risoto com pinhão, carne com pinhão, salada com pinhão, bolo de pinhão (tô parecendo o Bubba do filme Forest Gump. Lembra?), mas eu gosto do jeito mais simples possível.. cozido apenas em água e com muito sal! Pq eu sou uma pessoa que adora exagerar no sal..

Gosto de comer colocando o pinhão inteiro na boca e dai dou uma mordida com os dois dentes da frente perto daquela parte durinha, sem usar faca ou "tira-pinhão"(estou impressionada como sei os nomes técnicos!).

Vou comer tudo sozinha, numa tacada só! Me entupir de pinhão! Pq eu mereço! :)

Constatações..

Não sei se vcs repararam, mas pouco tenho mostrado receitas novas. Vontade eu até tenho, mas daí falta aquele empurrãozinho maior e acabo desistindo. Fico me perguntando o pq disso.. sempre gostei de inventar, testar e o melhor preparar comidinhas e arrumar a mesa para quem eu tanto gosto!

Não gosto de fazer comida simplesmente por fazer, pra matar a fome! A comida acaba saindo sem graça e fica nítida a minha falta de vontade! Como já bem falado e discutido, para muitos preparar comida é uma forma de demonstrar carinho, caprichar, fazer para o outro aquilo que ele tanto gosta! Claro que quero demonstrar carinho, mas tenho sentido vontade de prepararem a comida para mim! Chegar em casa e ver tudo prontinho, ver que alguém arrumou a mesa especialmente para mim, fez aquela comida que eu tanto gosto, sem eu pedir!
Minha mãe veio me ver e já voltou pra SP e eu estou carente de mãe! Mãe faz estas coisas naturalmente..

24 de mai. de 2009

Primeira feira do Quitandoca

Aqui em Brasília rola umas feiras aos finais de semana, bem legais por sinal. Uma delas é a Feira da Lua e fiquei com uma pulguinha de vontade para participar levando os produtos do Quitandoca.

No começo achei que não daria conta, mas fui que fui.. corri, preparei um trilhão de coisas e cá está o resultado final.

Preparei novas embalagens (necessaires e porta-jóias) que ainda não deu tempo para colocar no site do Quitandoca.
Separei os brigadeiros por cores! Nozes, Pistache, Castanha do Pará, Damasco, Brigad. Branco, Beijinho, Bicho de Pé, Capim Santo e o bom e velho tradicional.

Pintei 2 caixas daquelas de feirantes! Tudo ai tem dedos da Glau
Momento Caras:
Fiquei na maior dúvida se colocaria esta foto, mó carona de metida.. mas eu juro que não sou metida não! Nas outras fotos eu simplesmente me odiei :)

Minha amiga Sarinha do Princesa Urbana passou por lá e a muito querida Mari do Les Sorcières Bistrot também (mas não tiramos fotos)

O mais divertido: uma leitora do Madames me reconheceu! A Ju Vilela.. Tô ficando famosa! :)
Para quem é de Brasília.. a feira vai até hoje às 20h, no Gilberto Salomão.

Mas o agradecimento especial é pra minha ajudante principal, minha mãe que veio pra cá pra matar a saudades, lógico! E me ajudar com a feira! Mãe é mãe! Trabalhou pra caramba!

Bjos, Glau

22 de mai. de 2009

Gelinho

São 10 dias sem postar e lendo o título do post vocês podem achar que fui congelada e cá agora estou, ou que estou esquiando em Aspen ou qualquer outra coisa do tipo, mas não se enganem não, a previsão para o final de semana é de bastante frio e eu vou pegar carona na temperatura para falar que menos é mais!

Menos: To sem tempo! Pra mim, pro madames, e para muitas outras coisas/pessoas, e sim, to mals com isso.

Mais: Trabalho. E é melhor por ponto final aqui. Entenderam a pressão/tolerância zero, né?!

Então, juntei o menos com mais e com o gelo e vim aqui dar oi, matar a saudade e partilhar uma dica que acho linda e super de bom gosto: gelinhos decorados!

Você não precisará de nada além de água para fazer o gelo, folhinhas, florzinhas, forminhas e o que mais lhe der na cuca, ou seja, basta ter criatividade! E o efeito é super bacana!


Gelinhos com florzinhas, hortelã e frutinhas. Fotos do livro: Party Basics for New Nesters

Eu fiz em casa uma vez gelinhos com folhinhas de hortelã e além de lindo, as pessoas amaram o gostinho!

Se você não quiser adicionar nada aos cubinhos, basta colocá-los para gelar em forminhas fofulentas como estas abaixo:










Estas fotos achei no google e algumas foram enviadas sem a fonte por uma amiga , quem souber, avise-me eu cito aqui!

Um beijo quentinho e tenham um ótimo final de semana,
Marula.

PS: Se vocês tiveram a nítida impressão de que as idéias estão meio confusas ou que de fato meu cérebro congelou, saibam que estão certos, não é achismo não. Eu preciso descer e agora.

21 de mai. de 2009

Da série: Descobrindo Brasília

Enquanto o Lula esteve em China e agora na Turquia.. eu estava com minha mãe na casa dele! No Palácio da Alvorada! Olha que coisa mais linda!

Uma vez em Brasília inevitavelmente você se sente dentro da história do Brasil. O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República, foi inaugurado em 30 de junho de 1958, com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

Deste Planalto Central, desta solidão em que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável em seu grande destino”. JK 02/10/56

Biblioteca com obra de Di Cavalcanti.
Mezanino vai em direção aos quartos.

As colunas do Palácio, separadas de 10 em 10 metros, lembram as redes estendidas em uma varanda, como as que contornam as casas de fazenda do Brasil colonial.

Bonito, né? Quem estiver para estas bandas e tiver interesse de conhecer o Palácio, a visitação acontece às 4as. feiras!

20 de mai. de 2009

Encontro das Blogueiras do DF

fotos: Milton

Sábado passado foi mais que agradável... as blogueiras do DF se encontraram para muita comilança, muito bate-papo e alegria.. porque estava nítido o quanto estávamos felizes de nos encontrar.

Na foto: (a partir da esquerda) Ana Paula, Catarina no colo, Letícia, Luciana, Sarinha,Thaty e Tata. Agachadas: Teinha, Mari e eu.

Ana Paula: No mundo de Catarina (somente convidados)
Téia: Banquetes e Lanchinhos
Tathy: País da Alice (somente convidados)
Lu Macêdo: Cafezinho das Cinco
Letrícia, No Calor do Fogão
Mari e Tata, do Les Sorcières Bistrô

A cobertura completa do evento você poderá ver no blog da querida anfitriã!
Obrigada meninas, amei!

Bjokas, Glau

14 de mai. de 2009

Apareceu a Margarida!

Já dizia o velho ditado, quem é vivo aparece! Pois é.. tô aqui!
Ok, não tenho que justificar a minha ausência, mas eu sou daquelas que explica tudinho.. e dai fala até demais! Depois me arrependo e fico nervosa com o tanto de coisas desnecessárias que falei.. :)
Vamos as justificativas e como sou organizada, irei numerá-las! :)

1) Computador quebrado! Não aguento ter que vir na Lan House.. me sinto a maior adolescente da face da Terra! Daqui uns dias estarei no campeonato mundial de jogos, eu com fone de ouvido e um bando de adolescentes.. horas sem comer e dormir, só pensando em jogos! Já pensou? :)

2) Ale tá manquetola! Meu digníssimo caiu, torceu o pé e está engessado! Ou seja, virei motorista, garçonete, enfermeira, muleta, personal stilist,..

3) Mil projetinhos novos para o Quitandoca! Tô ficando com calo na mão de tanto cortar tecido! Em breve, gente! Em breve!

Acho que é só..
E pra aproveitar que hoje acordei como o Nelson Rubens aproveito pra contar umas quentinhas..
- vai ter encontro Nacional das blogueiras "brasilienses" neste final de semana! E pra vcs cairem duras de vontade, vai ser na casa da nossa querida Téia. Não vai ser o máximo?

- Vcs viram a promô de 1 ano do Mulheres Impossíveis? da queridíssima Jane? Então, mas a promô já acabou e quem ganhou foi a fofa Fernanda! Mas eu queria mostrar que o presente foi feito pela aquela menina que faz o Quitandoca! Sabe? Não ficou lindo?

Então é isso! Provavelmente volto agora com as fotos do encontro das blogueiras do DF!
Bjokas e se comportem! Glau

12 de mai. de 2009

Conserva de batata com alecrim

Esta receita é da culinária vegetariana vegana. Suuuper saudável, nem preciso dizer! ;) Fiz para o almoço do dia das mães e foi um sucesso! Você pode servir como aperitivo, com torradinhas, como entrada, acompanhando a salada, ou ela simplesmente, reinando soberana absoluta.

Para prepará-la você vai precisar de:

1 kg de batata bolinha
1 cebola grande picada
3 colheres (sopa) de alecrim picado
1/4 de xícara (chá) de vinagre1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto

Lave bem as batatas e cozinhe na água com sal até ficarem macias e firmes. Escorra e deixe esfriar.

Misture a cebola, o alecrim, o vinagre, a água, o azeite, o sal e a pimenta. Junte a batata, tampe o recipiente e deixe curtir no mínimo 3 horas antes de servir. Quanto mais tempo curtida no molho, mais saborosa fica.

A receita encontrei aqui.

Esta mistura da cebola, pimenta e alecrim dá super certo. Bem saborosa e muito sutil, vou usar em outras receitas!

Beijos e boa semana,
Marula.

10 de mai. de 2009

Let`s celebrate!

Desejo a todos um domingo bem feliz, repleto de amor. Para mim não existe dia, hora, lugar marcado para querer bem, todo dia é dia de celebrar! Em se tratando de mãe então, eu digo a minha sempre o quanto a amo, o quanto sou grata por ela me fazer acreditar que essas coisas existem, sempre.

Obrigada madre amada, por não desistires de fazer do mundo algo mais bonito e maior do que a gente costuma achar que é possível. Amo-te mucho. E to levando a torta pro almoço!

Não só hoje e nas datas marcadas no calendário, mas que todos os dias a gente possa celebrar a vida com muito amor, com quem a gente ama, longe ou perto.

Beijos e bom domingo, e para as mamãe, um beijo ainda mais especial!
Marula.

9 de mai. de 2009

Receitinha de Avó

Ontem eu cismei que era aniversário da minha avó.. liguei pra minha mãe, pra minha irmã pra elas confirmarem a data, mas não consegui falar com nenhuma delas! E pra não dar bola fora resolvi ligar pra ela!
"- Vóóó, é hoje seu aniversário?
- Não, filhinha, hoje seria o aniversário do seu avô, o meu é só em Julho!"

Ando super, hiper, mega saudosista, tenho chorado as pitangas de saudades da minha família o que já até me rendeu algumas "bronquinhas"! E foi muito bom falar com minha avó ontem.. nós duas ficamos muito felizes!

E pra relembrar irei repostar um bolinho super tradicional da minha avó: Bolo de Fubá! Ótimo pro chá da tarde de domingo.. pro Dia das Mães! snif.. estou longe da minha!

Ultimamente tenho lido sobre pessoas que querem reproduzir as receitinhas tão gostosas das avós, mas raramente conseguem preparar os quitutes como elas.. Até receitas mamão com açúcar não ficam iguais, parece que tem alguma coisa faltando e ai você pensa: “Mas eu fiz tudo tão direitinho! Eu segui todos os passos porque não consigo fazer igual ao dela?


Feche os olhos e pense em um segundinho no que significa “avó” pra você. Pelo menos pra mim vem um sentimento enorme de carinho, aconchego, casa com cheirinho de comida saída do forno, mimos. Todo aquele sentimento quente, que preenche o peito, que te protege!
Eu não tenho exemplo de avó que é aquela pessoa velhinha, de cabelinhos brancos, que anda encurvadinha.
.
Minha avó é uma super avó, até hoje ela pega sua bengalinha e vai bater perna na Antônio Agú. Todos os vendedores a conhecem, ela paga cachorro quente pros pedintes, faz compras no supermercado, paga as contas, ajuda os filhos e netos, faz aquela comida de avó. Sem contar nos quadros, hein Fifa?

Minha outra avó está no andar de cima! Ela sabe a falta que ela faz! Era tão teimosa, mas tão teimosa que até irritava. Mas a Dona Doida, era a Dona Doida... doida que só, mas única que só! Era a Dona Loide, Lourdes, Loida e Doida!

E assim como em muitas outras famílias, tem aquela receitinha marca registrada da avó. A minha, entre outras receitas, é a do Bolo de Fubá. Com ele vem toda a lembrança de férias no interior, vem toda uma história de família e todo o carinho da minha avó. Juro, já tentei fazer várias vezes e te digo: Não, não fica igual ao da minha avó! E acredito que nunca vai ficar! Mas quando bate aquela saudades, aquela necessidade de aconchego vale a pena fazer! E toda vez eu digo: mas o que minha avó faz... é muito melhor!

Bolo de Fubá da Vó Yone

3 ovos
2 xíc. de fubá
1 xíc. de farinha de trigo
2 xíc. de açúcar
1 colher (sopa) de fermento
1 xíc menos um dedo de óleo
Leite para dar liga (“Filha, coloca até dar o ponto!” Mas quanto, Vó? Tem que ficar nem tão mole, nem tão duro. No ponto, tá? Tá, pode deixar, vou tentar fazer igualzinho ao seu!)
Opcional: 1 sachê de chá de erva doce. (eu coloco pq o da minha avó tem!)

Modo de fazer
Bater bem os ovos com o açúcar no liquidificador. Depois coloque o restante dos ingredientes. Por último o fermento. Untar a forma (ela usa aquela com o furo no meio) e colocar no forno pré-aquecido em 200 graus. Desenformar depois de frio. Fácil, ne? Não, não é!

Post destinado às minhas avós e a Vôva do ano, minha mãe! Mã, plis, começa a treinar algum bolinho vai, a gelatina tem como fazer igual a sua!

8 de mai. de 2009

Alimento para os olhos

Navegando pela internet, encontrei um artista de mão cheia que faz coisas incrivelmente lindas! Não vou falar muito não, vou mostrar algumas imagens e deixar o link para vocês.

Eu já me aventurei no mundo do biscuit e das resinas, até ganhei uma graninha na época das vacas magras trabalhando com isso, e sei o trabalhão que dá. Por isso, quando vejo coisas lindas como estas, não resisto, valorizo mesmo e divido com quem gosto!

Deliciem-se vocês também!

Dá para acreditar?! São brincos e pingentes!



Quer carregar um pretzel no peito?!




Salmão...


Ovos...


Ou um salame para enfeitar as orelhas?!?!



Anel de torrada



Doce penduricalho...


Muitas comidinhas em miniatura, todas irresistíveis!!

Vegetais


falafel


Muffins!


Petit fours

Mesa posta!

Clap, clap, clap, palmas para o artista e corram ver todas as outras delícias que ele faz!

Beijos e um ótimo final de semana para vocês, colorido e divertido!

Marula.